domingo, 1 de julho de 2012
Pernambuco é o Estado com a maior concentração de evangélicos do Nordeste
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou dados do censo 2010 sobre religião, e apontou crescimento de 61,45% dos evangélicos nos últimos dez anos.
No comparativo com o ano 2000, cerca de 26,2 milhões de brasileiros. Mesmo com esse crescimento, a maioria da população brasileira ainda é católica, embora a perda de fiéis proporcionalmente ao crescimento da população seja constante. Desde o ano em que foi realizado o primeiro censo, 1870, os católicos eram 99,7% da população. Em 2010, 15,4% da população se declaravam evangélicos, e no ano de 2010, a quantidade de brasileiros que se identificaram integrantes de uma igreja evangélica saltou para 42,3 milhões, ou 22,2% da população do país. Nos dados do censo de 1991, o percentual de evangélicos na população brasileira era de 9%. a 73,6% dos brasileiros.
O crescimento dos evangélicos está diretamente ligado à diminuição da quantidade de católicos, e nas regiões Norte e Nordeste, o dado comparativo do IBGE aponta com clareza esses números.
Entre 2000 e 2010, a maior redução percentual de católicos foi na região Norte, que passou de 71,3% para 60,6% da população, enquanto que os evangélicos saltaram de 19,8% para 28,5%.
Já na região Nordeste, os evangélicos cresceram de 10,3% da população, para 16,4% nos últimos dez anos.
Pernambuco é o Estado com a maior concentração de evangélicos nesta região, tanto em números absolutos quanto em termos proporcionais. Um em cada cinco pernambucanos se declara protestante, de acordo com o censo demográfico do (IBGE). Atualmente, são exatos 1.788.973 seguidores de uma igreja de denominação evangélica.
O censo revela ainda outro fenômeno em Pernambuco. Enquanto os evangélicos formam uma curva crescente no gráfico, os católicos uma queda considerável , apesar de ainda serem a maioria. De acordo com o levantamento do IBGE, 5.834.601 pernambucanos afirmaram seguir o catolicismo, o que representa 66% da população local.
Num comparativo com o censo de 2000, o crescimento do número de evangélicos e a redução do de católicos no Estado ficam mais evidentes. Há 12 anos, os 1.072.503 protestantes formavam 13,5% da população. Hoje, são 20,3%. Três décadas atrás, este contingente não chegava a 7% de Pernambuco. Já os católicos eram 74%, mas caíram oito pontos percentuais.
O estado brasileiro com menor percentual de católicos é o Rio de Janeiro, com 45,8%. O estado fluminense também registrou a maior concentração de espíritas do Brasil, com 4% da população.
O estado brasileiro que registra a maior concentração de evangélicos, proporcionalmente, é Rondônia, onde 33,8% dos habitantes se declararam adeptos da doutrina evangélica. O estado do Piauí foi onde a menor presença de evangélicos foi registrada, com 9,7%.
Postado por
Patrick Frankllin
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Seja bem vindo(a).
A sua participação é muito importante.
Faça sua crítica, seu comentário...
Participando, você estará expressando a sua opinião.
Atenciosamente - Editores - Tema Em Foco