
Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a PNAD 2008, que foi lançada nesta sexta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foram entrevistadas cerca de 390 mil pessoas e pesquisadas 150 mil residências em todos os 26 estados e o Distrito Federal.
A PNAD revela que 1,2 milhão de pessoas no Estado trabalhavam mais de 45 horas por semana no ano passado, quando a pesquisa foi feita. Isso representa 32% do total de trabalhadores com mais de 10 anos de idade que desempenhavam alguma atividade em 2008.
Os trabalhadores dos setores de comércio e assistência técnica são os campeões quando o assunto é trabalho em Pernambuco. Quase metade deles (289 mil) trabalham mais de 45 horas por semana, de acordo com o IBGE. O número é três vezes maior que o de pessoas dos setores de construção e transporte no Estado que excedem a carga horária estabelecida pela lei.
NORDESTE - Na região Nordeste, 31% das pessoas que fazem alguma atividade remunerada trabalham mais de 45 horas semanais. São 7,6 milhões de trabalhadores nessa situação. A região só perde para o Sudeste em quantidade de pessoas que trabalham além da jornada legal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Seja bem vindo(a).
A sua participação é muito importante.
Faça sua crítica, seu comentário...
Participando, você estará expressando a sua opinião.
Atenciosamente - Editores - Tema Em Foco